segunda-feira, 9 de julho de 2007
Você sabe como anda o seu colesterol?
Sabia que até para poder tomar anticoncepcional não se pode ter colesterol alto?

O colesterol é uma gordura que o nosso corpo precisa para funcionar normalmente. O colesterol que temos no sangue depende:
a) da quantidade fabricada pelo nosso próprio corpo;
b) da quantidade de gordura saturada que existe em alimentos de origem animal (carne, leite, manteiga, queijo) ou de origem vegetal (óleo de coco, manteiga de cacau, óleo de palmito) e que elevam o colesterol do sangue; e
c) do próprio colesterol, que comemos em alimentos de origem animal (gema de ovo, carnes, leite e derivados).

Quando temos colesterol em excesso no nosso corpo, pode ocorrer depósito de colesterol nas artérias até que elas fiquem entupidas e provoquem um infarto. Na verdade, a parte "ruim" do colesterol, chamada LDL-colesterol, é a que se deposita nas artérias e resulta na aterosclerose. A parte "boa" do colesterol, chamada HDL-colesterol, retira o colesterol do sangue, evitando o seu depósito nas artérias. O colesterol alto, o hábito de fumar e a "pressão alta" são as causas mais importantes de infarto do coração.

As pessoas que têm colesterol acima do normal geralmente não sentem nada, e a maneira de saber se ele está normal ou não é fazendo exame de sangue. Deve-se medir o colesterol do sangue rotineiramente para saber se ele está dentro dos valores desejáveis. Caso o colesterol esteja acima do desejável, procure orientação médica. Para adultos, os valores do colesterol no sangue são:
Colesterol desejável = menor do que 200mg/dl
Colesterol limite superior = de 200 mg/dl a 240 mg/dl
Colesterol alto = acima de 240 mg/dl

Prefira alimentos saudáveis como:

Peixes, frangos sem a pele, carnes magras.
Retire toda a gordura visível.
Leite e iogurte desnatados, queijo branco ou ricota.
Clara de ovo.
Receitas: 2 claras = 1 ovo
Frutas e verduras frescas
Massas de bolo sem gema de ovo, sorvete e doces de frutas.
Pães pobres em gordura, cereais integrais (aveia, trigo, farelo), massas sem gema de ovo, ervilha, feijão, grão-de-bico, lentilha, batata, arroz, mandioca.
Margarinas, óleos vegetais (girassol, milho, soja, canola e azeite de oliva).
 
post feito por a panela às 21:50:00 | Permalink |


0 Comments: