quarta-feira, 11 de julho de 2007
Quais são os factores que determinam a distribuição de gordura?


O principal factor relaciona-se com a genética, e é flagrante quando se observa a semelhança da distribuição de gordura nos elementos da família por sexo. Assim sendo, se o pai ou a mãe têm tendência para acumular gordura na zona do abdómen, é natural que os filhos também venham a ter essa tendência.

Como foi mencionado anteriormente, o sexo da pessoa influencia a distribuição de gordura. As mulheres normalmente apresentam maior distribuição de gordura na parte inferior do corpo, ancas e pernas, enquanto os homens apresentam maior distribuição de gordura na zona superior, cintura e abdómen. À medida que a idade avança a distribuição de gordura pode alterar-se. Por exemplo, depois da menopausa, no caso do sexo feminino, observa-se uma maior distribuição de gordura na zona superior do corpo. Este fenómeno ocorre devido a uma diminuição da actividade da lipoproteína lípase, mais baixa na região inferior do corpo. Finalmente, um ganho extremo de peso e variações de peso, “efeito iô-iô”, podem aumentar a quantidade de gordura na zona superior.

A distribuição de gordura na zona superior do corpo está correlacionada com o desenvolvimento de vários problemas de saúde, incluindo doença cardiovascular, hipertensão e diabetes tipo 2. Pode ser utilizado um teste muito rápido para determinar o risco para estas complicações associadas com a distribuição de gordura na zona superior do corpo, calculando a relação cintura/anca (perímetro da cintura a dividir pelo perímetro da anca). As mulheres estão em risco quando esta relação excede 0.85 e os homens 0.95.
 
post feito por a panela às 14:21:00 | Permalink |


1 Comments: